O porto vai gerar empregos? | 3P – Porto Pontal Paraná

O Porto Pontal Paraná vai gerar empregos?
Emprego no Porto Pontal Paraná: esse é mais um ponto positivo que o 3P traz para os moradores do litoral paranaense e de todo o estado. Isso, porque a criação e funcionamento de um porto sempre gera postos de trabalho e fomenta a economia. Quer entender como? Acompanhe nosso artigo até o final!

O Porto Pontal Paraná vai trazer empregos?
Sim. Só de empregos diretos, o Porto Portal Paraná vai gerar cerca de 1,5 mil postos de trabalho durante a construção e outros 1,5 mil na operação plena. Isso, sem contar milhares de oportunidades de empregos indiretos que surgem com o funcionamento de um porto.

Portos geram empregos: uma relação de sucesso
Uma operação portuária só é possível graças ao trabalho de muita gente. Ou seja: onde tem porto, tem emprego. Prova disso são alguns dados de regiões que enriqueceram graças às atividades portuárias. De acordo com a Associação dos Usuários de Portos da Bahia (Usuport), por exemplo, o número em Salvador é de aproximadamente 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos. Além disso, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, aponta que em Paranaguá a atividade portuária gera mais de 40 mil empregos e injeta cerca de R$ 400 milhões na economia por meio dos salários. Por fim, só no Porto de Santos são mais de 30 mil empregos gerados por conta das atividades comerciais ali existentes. E esses são só alguns exemplos.
Leia também: 4 benefícios de um porto na cidade

Emprego no Porto: que tipo de atividade um porto gera?
Existem inúmeros tipos de atividades que um porto pode gerar. Destacamos aqui algumas:

Cargos de construção civil
O primeiro tipo de trabalho indispensável para um porto está ligado à sua construção. Aqui, engenheiros, empreiteiros, pedreiros, soldadores, mecânicos e toda a sorte de atividades da área civil se reúne para dar vida ao terminal.

Cargos administrativos
Nos escritórios de um porto, existem inúmeros profissionais responsáveis pela administração diária do terminal. Áreas como marketing, logística, RH e contabilidade são alguns exemplos desses setores fundamentais.

Operador de portainer
Responsável por movimentar os containers, o operador de portainer é um dos profissionais indispensáveis do terminal. Ele usa máquinas de última geração, geralmente a dezenas de metros do chão, para transportar os gigantes caixotes de metal do navio ao porto e vice-versa.

Prático
Aqui, o profissional é responsável pela manobra dos navios que chegam no porto. Ele assessora o comandante a atracar a embarcação com segurança e precisão. Como os navios podem ter alturas equivalentes a prédios de mais de 60 andares e comprimento superior a 400 metros, conhecer e região e saber manobrar esses gigantes é fundamental.

Empregos indiretos
Não é só dentro do porto que há oportunidade de trabalho. Fora dele, também. Setores de serviço e bens de costumo crescem e, consequentemente, aumenta a demanda por profissionais.

E essas são só algumas das principais fontes de trabalho que um porto pode gerar na cidade e estado onde se localiza. O Porto Pontal Paraná vai trazer empregos e melhorias para a população paranaense e você pode acompanhar mais notícias e processos seletivos nas páginas oficiais: site, Facebook e Linkedin.

Newsletter