Por que um porto em Pontal | 3P – Porto Pontal Paraná

Por que um porto em Pontal do Paraná?
Se você quer entender por que um porto em Pontal do Paraná, veio ao lugar certo. Além do aumento da demanda, separamos outros seis motivos pelos quais o Porto Pontal Paraná ficará na cidade - e vai ser bom para o todo o estado. Acompanhe.

1. Porque a região de Pontal do Paraná é geograficamente adequada
Nem todas as cidades da costa brasileira podem receber portos. Existe uma imensa variável de fatores marítimos, terrestres, geográficos, climáticos e biológicos que precisam estar em harmonia para suportar a operação portuária sem comprometer a segurança das pessoas, embarcações, cargas e, principalmente, meio ambiente.
A área de Pontal do Paraná onde o porto será construído é uma dessas regiões brasileiras privilegiadas, que suportam tamanho empreendimento. Tudo, sem prejudicar a natureza e os habitantes - mas, ao contrário, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população.

2. Porque é possível aproveitar a rota de Paranaguá
Isso significa que o mesmo percurso adotado pelos navios que seguem para o Porto de Paranaguá poderá ser adotado pelas embarcações que seguem para o Porto Pontal Paraná.
Ou seja, não há um acréscimo de trajetos marítimos. Além disso, o caminho para o 3P será mais curto, o que significa menos consumo de combustível pelos navios.

3. Porque o Paraná é um lugar estratégico para a economia
O Paraná é uma das portas mais importantes para importação e exportação de mercadorias no Brasil. Por ali, passam diversos produtos: peças automotivas, madeira, congelados, grãos e tantos outros. Do estado, entram e saem cargas de toda a região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também do Paraguai. Ou seja: é uma localização de importante tráfego portuário e que precisa de um espaço moderno e adequado para realizar essa troca. A demanda vem aumentando e é fundamental supri-la. Leia também: Conheça o 3P - Porto Pontal Paraná

4. Porque o Paraná só tem dois portos
Enquanto São Paulo tem quatro e Santa Catarina tem seis, o Paraná tem apenas dois portos. Isso significa que o estado já está bem atrás de seus vizinhos. E isso não se trata de uma competição sobre quem tem mais terminais portuários – de forma alguma. Trata-se de aproveitar a oportunidade de desenvolvimento da região paranaense, que está estagnada.

5. Porque não fica no perímetro urbano
Outra importante característica da região onde o porto será construído é que a área não fica no centro da cidade ou em proximidades urbanas que causem congestionamento. Houve o casamento perfeito da região costeira com a área terrestre um pouco mais afastada. Assim, o porto não é de difícil acesso para quem precisa chegar até ele, mas, não impacta o dia a dia e a mobilidade do cidadão de Pontal.

6. Porque a população paranaense merece mais desenvolvimento
Um dos compromissos do 3P - Porto Pontal Paraná é justamente ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas através da geração de empregos, que consequentemente injeta dinheiro na economia. Com o porto, milhares de postos de trabalho diretos e indiretos serão abertos. E como em um ciclo, quanto mais emprego, mais investimento e melhores condições de saúde, saneamento, educação e infraestrutura.

Entenda mais sobre como o 3P - Porto Pontal Paraná vai ajudar a população do estado!

Newsletter