Salve a Ilha do Mel: o porto e a ilha | 3P – Porto Pontal Paraná

Salve a Ilha do Mel: o porto 3P vai acabar com a Ilha?

Salve a Ilha do Mel. Sim, sempre! A Ilha do Mel é uma das regiões mais importantes do Paraná, tanto em termos históricos quanto culturais e ambientais. Além disso, a combinação entre paisagens, biodiversidade e população hospitaleira fazem dela um dos lugares mais bonitos e queridos do Brasil.
Não é à toa que preservar a natureza e o turismo da Ilha do Mel, além de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, faz parte de todo o cuidadoso projeto de implementação e operação do 3P - Porto Pontal Paraná, que será instalado na cidade de Pontal do Paraná (PR), fora do perímetro urbano.
Entretanto, algumas dúvidas começaram a surgir - afinal, um empreendimento do porte do 3P chama a atenção. Entre essas perguntas, a principal é: o novo porto de Pontal do Paraná vai acabar com a Ilha do Mel?
Já adiantamos a resposta: não. Mas, elaboramos um pouco mais para que você entenda por que o porto não vai prejudicar a ilha e, ao contrário, pode ajudá-la.
Acompanhe!

O Porto Pontal Paraná é uma ameaça para o meio ambiente?
Não. Antes que qualquer ideia saísse do papel, o time responsável pelo Porto Pontal Paraná contou com uma equipe de mais de 80 técnicos especialistas em meio ambiente para avaliar se a região comportaria um porto de forma adequada, sem prejudicar a natureza.
Esse time, composto inclusive por professores da Universidade Federal do Paraná e ONGs, fez estudos precisos para entender se o projeto daria certo em termos ambientais. Somente com o ok desses peritos é que uma obra de tal porte pode ser concretizada.
Depois de meses de profunda averiguação, a conclusão foi positiva: o Porto Pontal Paraná poderia ser implementado na região, porque a área é ambientalmente viável.

O porto vai acabar com o turismo da Ilha do Mel?
Não. Primeiro, porque a atividade portuária de Pontal do Paraná tem foco no transporte de mercadorias. Ou seja, não é um concorrente direto ou indireto dos estabelecimentos turísticos e embarcações da Ilha.
Ao contrário, com mais infraestrutura na região de Pontal do Paraná, é possível que o turismo na Ilha fique ainda mais sustentável. Ou seja: tenha uma frequência de visitantes adequada para fomentar a economia durante o ano, mas ao mesmo tempo, sem ultrapassar o limite de turistas permitidos por dia, garantindo a preservação.

Leia também: 4 vantagens de um porto na cidade

A Ilha do Mel ficará cercada por navios?
Não. A mesma rota feita pelos navios que seguem para o Porto de Paranaguá será feita pelos navios que seguirão para o Porto Pontal Paraná. Isso significa que nenhuma nova rota marítima será adotada – o mesmo caminho que já existe, será aproveitado.
Inclusive, o 3P exige menos consumo de diesel dos navios porque o tempo de navegação é menor. Ou seja, menos poluição.

O Porto Pontal Paraná vai acabar com a Ilha do Mel?
Não. Inclusive, boa parte dos moradores da Ilha do Mel espera ansiosamente pela chegada do porto, por conta dos benefícios que o terminal deve trazer à região. Destacamos alguns motivos pelos quais o 3P – Porto Pontal Paraná não vai acabar com a Ilha do Mel:
•    O porto 3P tem viabilidade ambiental, o que significa que será construído numa região propícia e trabalhará de uma forma que não prejudique a natureza.
•    O porto 3P terá uma rota mais curta de navios, ou seja, menos consumo de diesel.
•    Os navios que seguem para o porto 3P usarão a mesma rota já utilizada pelos navios que vão a Paranaguá.
•    O porto 3P não vai prejudicar o turismo porque não é uma concorrência do setor. Ao contrário, ajudará a fomentar o turismo consciente na região.
•    O porto 3P vai gerar emprego para os moradores da Ilha do Mel, que poderão trabalhar tanto no terminal quanto nas imediações.
•    O porto 3P vai ajudar a melhorar a infraestrutura da região do litoral paranaense, melhora essa será diretamente sentida pela população da Ilha do Mel. Por exemplo: com a economia mais forte na região, há mais investimento em educação, saúde e saneamento.
•    Os programas ambientais do porto são constantes e não acabaram após as obras, são compromissos de preservação e monitoração que existirão enquanto o porto existir!

Aproveite e assista o vídeo sobre o que a população da Ilha do Mel realmente pensa da chegada de um porto em Pontal do Paraná.

Newsletter