Pontal do Paraná: 4 vantagens de um porto numa cidade

4 vantagens de um porto na cidade

Pontal do Paraná é uma cidade com potencial. Desmembrada de Paranaguá em 1995 e com quase 27 mil habitantes, a taxa de moradores com ocupação é de 35% e mais da metade da renda vem de fontes externas, segundo o IBGE. É um município promissor mas que atualmente sofre com uma atividade econômica essencialmente ligada à temporada de verão.
Mas, o que um porto tem a ver com isso? Bastante coisa. Com mais de 22 quilômetros de praias, Pontal do Paraná pode abrigar um dos principais portos do Brasil! E portos trazem inúmeros benefícios às cidades.
Quer entender mais? Preparamos esta lista com as 4 principais vantagens de um porto.
Confira.

1. Geração de empregos
Você sabia que a existência de um porto gera empregos no município? E o que é melhor, empregos o ano inteiro. Para entender isso, basta analisar os números de outras cidades portuárias.
Segundo a entidade Saber Global, por exemplo, o porto de Santos (SP) gera mais de 20 mil postos de trabalho diretos e é responsável por aproximadamente 82% da economia da cidade.
Ao observar os dados de Navegantes (SC) no IBGE, é possível ver o crescimento do PIB per capita desde a instalação do porto no município – o índice quase dobrou desde 2007.
E segundo dados do Ministério do Trabalho, um a cada cinco trabalhadores de Paranaguá (PR) exerce alguma atividade que tem ligação com o serviço portuário.

2. Crescimento econômico
Além da geração de empregos diretos, o porto contribui com o crescimento econômico do município e do estado todo também. Isso, porque influencia positivamente outras frentes. O turismo é uma delas.
Funciona como um ciclo: com o porto há mais empregos e arrecadação. Com mais empregos, há mais consumo. Com mais consumo, há mais empresas. Com mais arrecadação há mais obras de infraestrutura. Juntando tudo isso, a cidade se torna mais atraente para os turistas – que consomem produtos e serviços, enriquecendo a região. Consequentemente, essa cadeia é replicada para municípios vizinhos e segue por todo o Paraná.
E o turismo é só uma das áreas que cresce e puxa o desenvolvimento de outras. A construção civil, a prestação de serviços de internet, novas escolas e novos hospitais – tanto do setor público quanto privado – vão para o município quando a economia é mais forte.

Aproveite e assista: a importância de um porto para a logística do país.

3. A cidade faz parte de um mecanismo essencial para o país
Afinal, o porto é a porta de entrada e saída da indústria e comercio de uma nação. Inclusive, o artigo da seção de educação do portal Globo.com aponta alguns aspectos interessantes sobre a importância de um porto. Entre eles, destacamos:
•    Os portos recebem e levam itens fundamentais para as pessoas, como alimentos.
•    Zonas portuárias são muito importantes para o comércio e economia do país.
•    Portos também promovem a integração entre nações.
•    Não é qualquer lugar de um país que pode receber um porto. Poucas regiões privilegiadas têm essa vantagem - e Pontal do Paraná é uma delas.
•    Especificamente no Brasil, nossa costa portuária é bastante limitada geograficamente. Portanto, cidades com condições geográficas, geológicas e marítimas adequadas para abrigar um porto têm uma ótima oportunidade.

4. Mais qualidade de vida para os moradores
Agora, vem a melhor parte: a qualidade de vida dos habitantes de cidades portuárias aumenta. Isso, porque o porto ajuda o município a se desenvolver, como vimos nos itens anteriores.  Além disso, a localização do porto 3P no município de Pontal do Paraná não afeta o perímetro urbano, contribuindo com a mobilidade.
Aqui, vale lembrar do exemplo de cidades de Santa Catarina que tiveram crescimento no PIB e IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - depois da construção dos portos na região.

Newsletter