Novo porto de Pontal do Paraná: conheça | 3P – Porto Pontal Paraná

Novo porto de Pontal do Paraná: entenda o 3P
O novo porto de Pontal do Paraná gera bastante curiosidade. E entre as principais dúvidas estão: será que é necessário mais um porto no Paraná? Ele vai trazer benefícios para a população? Onde vai ficar, exatamente?
E para esclarecer essas questões, preparamos este artigo sobre o 3P - Porto Pontal Paraná. Acompanhe até o final e entenda!

Novo porto de Pontal do Paraná: o que é o 3P
O 3P é o terminal portuário Porto Pontal Paraná. Trata-se do mais moderno terminal de contêineres da América. Ele vai ficar situado na cidade de Pontal do Paraná (PR), fora do perímetro urbano.

Por que o porto 3P vai ficar no Paraná?
Porque é uma estratégia comercial e logística eficiente para a economia do estado e do Brasil. Hoje, o Paraná é uma das paradas obrigatórias de importação e exportação no país. Do estado, entram e saem cargas que atendem toda a região Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
No entanto, o Paraná tem só dois portos. Apenas para uma comparação, Santa Catarina tem seis e São Paulo tem quatro.
Portanto, faz sentido que o porto se estabeleça na região paranaense – é um ponto importante de distribuição e que tem carência de terminal portuário.
Leia também: A importância da infraestrutura para o turismo.

O novo porto de Pontal do Paraná é realmente necessário?
Sim. Além do constante congestionamento nos portos brasileiros, há uma crescente demanda portuária no sul da América Latina, que precisa se adaptar ao processo de conteinerização mundial e expansão do sistema de cabotagem. Explicamos.

1. O Brasil perde (feio!) para outros países
Um TEU significa um contêiner de 20 pés. Hoje, os maiores portos do mundo movimentam cerca de 30 milhões de TEUs.  Enquanto isso, toda a costa brasileira movimenta apenas 9 milhões de TEUs.
E quando olhamos a posição do Brasil nos rankings econômicos, essa diferença chama ainda mais atenção. Enquanto o país ocupa a oitava posição na lista de maiores economias do mundo, está no 23º lugar em capacidade portuária.
Ou seja, há muito que crescer na capacidade de movimentação dos portos para que possamos evoluir na economia, também.

2. É preciso de espaço para navios maiores, mais armazenamento e movimentação
É importante que a costa nacional conte com terminais portuários modernos, que comportem navios de maior porte e possam abrigar um número maior de contêineres.
O 3P vem suprir essa falta, já que poderá receber navios com aproximadamente 400 metros de comprimento – que hoje, operam nos trajetos da Europa e Ásia. Além disso, o porto terá mais de 450 mil metros quadrados para armazenamento de contêineres e capacidade para movimentar 3 milhões de TEUs por ano.

O porto 3P vai trazer benefícios para Pontal do Paraná?
Além de trazer benefícios significativos para a economia do país, o porto 3P trará importantes melhorias para o município de Pontal do Paraná - e para todo o estado.
A primeira delas é o número de empregos: estima-se que mais de 1,5 mil postos de trabalho diretos serão gerados. Isso, sem contar os empregos indiretos que estarão ligados à atividade portuária.
Outro destaque é o fomento da economia local. Com mais trabalhadores no porto e maior trajeto de transportadores e empresas, o comercio da região pode expandir suas vendas de bens de consumo e serviços – como alimentação, farmácia, produtos de cuidados pessoais ou hospedarias, por exemplo.
Por fim, aumento de emprego, geração de renda e crescimento da economia significa mais qualidade de vida par os cidadãos.