O porto e o turismo | 3P – Porto Pontal Paraná

O porto vai diminuir o turismo em Pontal do Paraná e Ilha do Mel?

O porto vai diminuir o turismo em Pontal do Paraná e Ilha do Mel? Essa é uma pergunta frequente e a resposta é boa: não, o porto não vai diminuir o turismo. Ao contrário, com o Porto Pontal Paraná, a economia do estado vai melhorar, aumentam os investimentos na região e mais turistas devem visitar os municípios. 

Entenda como o Porto Pontal Paraná vai interagir com o turismo do litoral paranaense!

 

Porto Pontal Paraná e Ilha do Mel: como fica esta relação?

A Ilha do Mel é um dos espaços mais queridos e preciosos do Paraná. Não à toa, moradores, visitantes e empresas se preocupam em manter a Ilha do jeitinho que ela é: cheia de biodiversidade, ar puro e uma riquíssima fauna e flora. Por isso, lá existe o turismo ecológico com um certo controle – máximo de 5 mil visitantes por dia. 

O Porto Pontal Paraná não deve corromper esta regra, que existe para o bem da região. Mas, por conta do aumento de visibilidade e circulação de pessoas nas imediações, o porto vai colaborar para que os turistas se interessem em visitar as maravilhas da Ilha durante o ano todo. 

Isso vai melhorar a economia dali – o que consequentemente atrai mais investimentos para a região e aprimora a qualidade de vida dos moradores. 

Resumindo: um empreendimento como o terminal portuário de Pontal do Paraná colabora com o crescimento do turismo de maneira favorável para as riquezas ambientais e, ao mesmo tempo, para a economia da Ilha. 

 

E o turismo de Pontal do Paraná?

Mais uma vez, a existência do Porto Pontal Paraná não deve afetar o turismo da cidade negativamente. Ao contrário, a existência do porto na cidade vai atrair investimentos e aprimoramentos em infraestrutura que, consequentemente, chamam turistas. 

Podemos usar como exemplo a cidade de Santos (SP). Segundo informações da Fecomercio do estado de São Paulo, Santos cresceu em volta do porto - e o turismo também. Com parque tecnológico, aquário, centro histórico, restaurantes e outras atrações, a população do município do litoral paulista viu o turismo crescer e ajudar a região a se desenvolver. 

 

O porto vai afetar a vida dos moradores?

O Porto Pontal Paraná não vai ficar localizado no perímetro urbano. Isso significa que ele não vai impactar no trânsito e na mobilidade das pessoas. Por outro lado, vai atrair investimentos interessantes na região, o que vai colaborar com a criação de empregos diretos e indiretos – e consequentemente, ajudará a economia crescer. 

Portanto, é possível concluir que o Porto Pontal Paraná deve influenciar positivamente na vida dos moradores. 

 

Aproveite e leia também: Por que um porto em Pontal?

Newsletter