Mitos e verdades sobre o porto| 3P – Porto Pontal Paraná

4 mitos e verdades do porto em Pontal do Paraná

 

Quantas histórias você já ouviu sobre o Porto Pontal Paraná? É fácil encontrar informações sobre o porto, mas é necessário filtrar aquilo que é verdade e o que são mitos. Por isso, preparamos esta lista com as principais frases que existem sobre o 3P – e vamos destacar o que é verdade e o que é fake News. 

Confira!

 

MITO: o porto é uma ameaça para o meio ambiente

O Porto Pontal Paraná não é uma ameaça para o meio ambiente. É importante explicar que antes mesmo de concretizar qualquer ideia sobre a construção do porto, os dirigentes do projeto procuraram entender se ele seria ambientalmente viável.

Apenas com uma resposta positiva para essa questão é que a ideia seguiria em frente. Afinal, um empreendimento deste tamanho só poderia ser colocado em prática se não prejudicasse a natureza nem as pessoas. 

Mais de 80 técnicos especialistas em meio ambiente realizaram estudos para entender de que maneira o porto afetaria o meio ambiente e, por fim, atestaram que o 3P – Ponto Pontal Paraná é ambientalmente viável. 

 

MITO: o porto vai acabar com a Ilha do Mel

O Porto Pontal Paraná não vai prejudicar a Ilha do Mel. Ao contrário, o empreendimento tende a melhorar a qualidade de vida dos moradores e preservar o turismo ecológico da região. 

Isso, porque investimentos atraem investimentos. Com a atuação do porto, há injeção de dinheiro na economia regional e, consequentemente, mais estrutura e oportunidade para as pessoas que ali vivem. 

Outro detalhe é que o trajeto adotado pelos navios que irão ao Porto Pontal Paraná será a mesma rota dos navios que seguem para o Porto de Paranaguá – não há necessidade de novos caminhos marítimos. Além disso, os navios que vão para o 3P gastam menos combustível, já que o trajeto é mais curto.


VERDADE: o porto vai gerar empregos

Sim, o Porto Pontal Paraná vai gerar empregos. São cerca de 1,5 mil postos de trabalho na construção e outras 1,5 mil vagas na operação plena. Isso, sem contar milhares de vagas indiretas que vão parecer por conta do funcionamento do porto. 


VERDADE: o porto vai melhorar a economia do Paraná

Como o Paraná é uma região de extrema importância para entrada e saída de mercadorias do Brasil e possui apenas dois portos, o 3P – Porto Pontal Paraná vai melhorar o cenário econômico do estado. Isso, porque mais empresas vão chegar na região, aumentando o número de empregos e investimento. 

Além disso, com a estrutura moderna, espaço e capacidade do Porto Pontal, navios que operam em rotas da Europa e Ásia poderão chegar no Paraná também. São embarcações de 400 metros de comprimento e altas como prédios de 15 andares. Em outras palavras, toda a movimentação que vai acontecer ali se transformará em oportunidade para a região. 

 

Aproveite e confira mais sobre o 3P – Porto Pontal Paraná.

Newsletter